O que você tem lido? Conheça a ficção cristã


O gênero que cada vez mais ganha espaço nas prateleiras de livrarias




Quem nunca chorou ou deu risada ao ler alguma cena de um livro qualquer? Ou quem nunca teve os sentimentos em turbulência por conta da burrada de algum personagem, ou porque o desfecho esperado finalmente aconteceu? Histórias de descobertas, romances, amizades, lutas internas e situações cotidianas sem dúvida atraem o leitor. O que todas elas, normalmente, têm em comum é o fato de pertencerem ao mesmo gênero: a ficção. 
Ficções são obras criadas a partir da imaginação, elas podem ser literárias, teatrais, cinematográficas. De acordo com Salvatore D’Onófrio “O fictício não significa falso, mas historicamente inexistente”.Então, histórias fictícias não são falsas, apenas não existem no mundo real, somente na imaginação do leitor e do autor. O estilo é marcado principalmente pela narrativa, caracterizada por diálogos entre personagens e seus relacionamentos.
Em contrapartida ao que muitos pensam, a ficção literária é surpreendentemente humanizada e provoca profunda empatia no leitor que, ao se identificar com os personagens, em algumas situações, acaba por refletir sobre as próprias atitudes diante da condição que se encontra. Publicada em 2013 na revista "Science", o estudo de dois pesquisadores, da The New School, em Nova York, revelou que ler obras de ficção aperfeiçoa a capacidade intelectual de discernir os pensamentos e emoções das pessoas ao redor. Ou seja, ler ficção melhora as habilidades sociais de alguém, pois se passa a compreender melhor os sentimentos alheios e, assim, oferecer reação adequada.
A ficção literária também foi tema de uma pesquisa do Instituto Pró Livro. No estudo, a entidade constatou que ao serem perguntados sobre o livro que mais marcou suas vidas, em sua maioria, os leitores responderam obras de ficção. O gênero leva o leitor a questionar não só a sociedade, mas também a si mesmo, levantando então questionamentos em partes de nós que estão calejadas, seja preguiça, desatenção, ignorância ou pecado. 
Existe Ficção Cristã?
Existe! Ficção Cristã é uma historia de ficção criada com enredo moralmente cristão que deve transmitir valores e princípios bíblicos ao leitor. De acordo com a pastora e escritora cristã, Renata Martins, autora da série A Ovelha e o Dragão, a ficção cristã não difere muito das outras. “São histórias criadas (e aí podemos abusar da criatividade), porém o grande diferencial fica por conta dos princípios bíblicos, cristãos. Falam sobre o amor puro (bíblico), relatam experiências com o mundo espiritual, enfim, falamos sobre a palavra de Deus de um modo criativo, permitindo ao leitor que ele conheça de forma mais envolvente esse mundo espiritual que muitas vezes para ele é desconhecido.” A escritora Lycia Barros, autora da série Despertar, acrescenta ainda que “Para escrever ficção cristã não basta o autor ser cristão, este tipo de ficção só poder ser assim denominada quando Deus está no centro da história. Do contrário, é apenas um escritor cristão, não um autor de ficção cristã”.
O título mais famoso do estilo é Amor de Redenção, da escritora americana Francine Rivers. No Brasil, não se sabe ao certo quando o gênero foi descoberto, mas já existem vários títulos nacionais, o que é ótimo para o público daqui, pois a literatura deve ser sempre uma fonte de inspiração. No entanto, mesmo levando o título de “cristão” é necessário filtrar o que será lido. “Creio que devemos ser seletivos com aquilo que lemos para ter certeza de que o tempo investido na leitura será produtivo para nós. E creio que isso sempre acontece quando lemos algo que edifica a nossa vida espiritual. Hoje, temos muita frivolidade sendo publicada, infelizmente. Mas, também temos muita coisa boa, basta procurar”, explica Lycia.
Então, nenhuma obra de ficção cristã deve ser tomada como verdade absoluta. A única verdade absoluta é a que está na Bíblia, por mais que um livro seja baseado na Palavra. Renata esclarece que “A característica principal da ficção é justamente ser uma história inventada”, mas garante que em seus livros sempre procura ser o mais fiel possível às escrituras. A escritora Dani Nuevo, autora da série A fonte do Poder, afirma que nenhum livro, por melhor que seja, substitui a Palavra de Deus, por isso ela conta que para todo escritor “conhecer a verdade é um desafio para escrever a verdade. Portanto o maior desafio é praticar para falar. Viver e então se atrever a escrever”.
Sendo assim, Lycia conta que “Por mais que o autor se baseie na Palavra de Deus para montar os princípios do livro, esta é a visão pessoal do autor sobre as escrituras. Por isso é sempre importante pedir a direção do Espírito Santo enquanto estou escrevendo”. Desse modo, só é possível afirmar que algo edifica se estiver alicerçado na Bíblia “do contrário são apenas palavras, boas ou más”, declara Dani. 
Além do chamado para escrever sobre o gênero, é necessário ter aptidão para tal. Renata Martins diz que o que a despertou foi a falta de obras que estivessem de acordo com seus princípios. “Antes não encontrava histórias românticas e que fossem santas o suficiente. Quase todas continham feitiçaria ou um contexto sexual forte... E aí o Espírito Santo me despertou o desejo para que eu mesma escrevesse algo que eu adoraria ler e me edificaria. Sendo assim A ovelha e o Dragão nasceu!”. Ela descreve ainda dois passos para a criação de uma história cristã: “Primeiro: sentir de Deus o desejo para escrever uma nova história. Segundo: orar muito e pedir a ele direção para que a história nasça e os personagens se desenvolvam. Para mim a oração e a busca pela direção de Deus são imprescindíveis para que as histórias surjam”.
Embora seja um gênero em sutil ascensão no Brasil, ainda há muito a ser feito, principalmente por parte de editoras cristãs. “As editoras cristãs não investem em ficção cristã. E os próprios cristãos muitas vezes não valorizam este tipo de literatura por estarem mais habituados a ler livros de autoajuda. Isso prejudica a propagação maior do trabalho” finaliza Lycia. 

Por que ler Ficção Cristã?

 Existem cristãos que defendem energicamente a não leitura do gênero, pois consideram toda obra de ficção uma mentira. Contudo, há uma coisa que precisa ser lembrada: Jesus foi um grande contador de ficção. Ele criava, ou seja, imaginava, inventava histórias para poder ilustrar uma lição de moral. Exemplos? As parábolas do filho pródigo, das dez virgens, da ovelha perdida, do bom samaritano, da casa sobre a rocha e tantas outras. Por diversas vezes, multidões o ouviam enquanto Ele contava alguma história para dar exemplo de alguma situação, e assim ensinava sobe Salvação, perdão, amor e outros valores.
Para Dani Nuevo, a obra de ficção cristã pode ser uma ferramenta poderosa. “Temos a tendência de mergulhar naquilo que nossos olhos contemplam. Ativamos nossos sentidos quando lemos. Rimos, choramos, refletimos. Portanto, se você ler algo bom, estará enchendo seu coração e sua mente de coisas boas. O contrário também é válido”, diz. Caso você sinta que esse é o seu chamado, a autora explica alguns pontos. “Primeiro ore e descubra se Deus te chamou para isso. Fazer algo por modismo ou para se tornar importante, ou até pensando numa carreira profissional é furada! Lembre-se: na hora da tempestade, o barco só não afunda se Jesus estiver ali! Inspire-se! Como? Leia Felipenses 4.8 e pratique! Comece inventando pequenas histórias para os amigos lerem. Eles serão sinceros sem te magoar.”.
Identificar uma história da categoria é fácil, basta se enquadrar em alguns aspectos, como incluir o contraste entre atributos humanos negativos (pecado, mal, transgressão etc) e positivos (redenção, esperança, arrependimento, coragem, amor, etc). Além de abrir a mente para o aprendizado e agregar cultura, a ficção cristã é um entretenimento sadio para o jovem contemporâneo.


Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário