Dicas para espantar o marasmo e adotar uma vida de produtividade
Existem pessoas que são muito ativas, não suportam a ideia de ficar paradas ou de não fazer nada. Mas, para outros, essa é uma prática muito apreciada. Ficar de papo pra cima, só pensando na vida (ou não pensando em coisa alguma), pode ser uma boa para quem tem a vida corrida e precisa desacelerar de vez em quando. O grande problema é quando você deixa a ociosidade dominar o seu tempo, te levando a uma vida passiva, mergulhada na rotina do “nada acontece”.
A ociosidade é a condição do ocioso e para isso temos uma definição bem dura do amigo dicionário:
ocioso
o.ci.o.so
adj (lat otiosu) 1 Que está na ociosidade; que não tem que fazer; que não trabalha. 2 Desempregado, vadio. 3 Mandrião, preguiçoso. 4 Em que há ócio; próprio do ócio. 5 Improdutivo, improfícuo, inútil. 6 Desnecessário, supérfluo.sm O que se entrega à ociosidade; mandrião, vadio. (Fonte: Dicionário Michaelis online)
Ou seja, se você é ocioso, você é tudo isso aí em cima.
Para combater a ociosidade, você precisa se esforçar e não se render à tentação de ficar deitado na frente da TV ou do computador o dia inteiro. Aqui vão algumas dicas para você levantar, sacudir a poeira, dar a volta por cima e ainda sambar na cara do ócio.
1- Faça atividade física: que seja uma caminhada, um futebol com os amigos, uma partida de vôlei com a galera da rua ou até mesmo começar aquela academia que você anda adiando há meses. Atividades físicas liberam endorfina no seu corpo, substância que tem efeito analgésico, produz sensação de bem estar, diminui o stress e pode influenciar no seu estado de humor. Além disso, quando você trabalha o corpo, beneficia sua saúde física e mental, diminuindo os riscos de doenças ligadas ao sedentarismo.
2- Organize seus horários: defina tempo para tudo. Se preciso, faça uma tabela e se esforce para cumprir cada uma de suas atividades no tempo determinado. Inclusive comer e dormir. Criando uma rotina de horários, você se organiza melhor e o tempo rende mais.
3- Exercite sua mente: leia um livro, crie um blog, aprenda uma nova língua ou algo novo que você nunca imaginou que pudesse fazer. Se tiver coragem, tente fazer algum artesanato. Jogos e quebra-cabeças também são ótimas maneiras de colocar o cérebro para funcionar. Resumindo, coloque seus neurônios para trabalhar.
4- Não dê lugar à preguiça: negue-se a ser dominado pela preguiça. É normal desejar ter momentos de relaxamento em que você só quer descansar a mente. Mas não deixe que isso te impeça de ter fazer o que precisa ser feito. Force a si mesmo a levantar até quando a cama parece mais atrativa, com o tempo seu cérebro se acostuma e começa a rejeitar a morosidade. Dê aquela espreguiçada, tome um balde de café se for preciso e se mexa. Os benefícios são melhores do que você pode imaginar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário